Seu sorriso está comprometido?
A perda de dentes é uma situação delicada que afeta muito a autoestima das pessoas. Além de ser um problema estético, que deixa o paciente com vergonha de sorrir, a falta de dentes ainda compromete a mastigação e a fala, e ainda ocasiona outros problemas de saúde bucal.
Mas, estes problemas têm solução e podem ser resolvidos por meio da implantodontia, que devolve o sorriso e a qualidade de vida dos pacientes. No post de hoje, vamos falar justamente sobre este assunto, confira!
O que é a implantodontia?
A implantodontia é a especialidade odontológica cuja função é promover a reabilitação oral por meio de implantes dentários. Um implante nada mais é do que um pino de titânio que é fixado na mandíbula ou maxila por meio de um procedimento cirúrgico, com a finalidade de substituir a raiz de um dente perdido.
O implante de titânio serve como suporte para que um dente artificial (prótese) seja fixado na boca do paciente, substituindo assim o dente natural perdido.
Quem pode fazer um implante dentário?
Pessoas que perderam um ou mais dentes na boca podem recorrer à implantodontia para resolver o problema. Mas, cada caso precisa ser analisado com cuidado pelo dentista, afinal de contas, nem sempre o paciente vai poder fazer o tratamento naquele momento.
Isso porque pacientes com problemas de saúde como diabetes não controlada por exemplo, não são aptos a fazer uma cirurgia. Outros problemas como: bruxismo, saúde bucal comprometida, doenças cardíacas e uso de medicamentos que dificultam a cicatrização são outros fatores de risco.
Nestes casos, o dentista vai avaliar cada caso e propor ao paciente a melhor solução, levando em consideração seu estado de saúde em geral.
Como é feito o tratamento?
Antes de se submeter a um tratamento de implante, o dentista faz uma avaliação e pede alguns exames, inclusive de raio-x para verificar qual a melhor técnica a ser utilizada em cada paciente. Em muitos casos, a pessoa não tem osso o suficiente para fixar o implante e por isso, é necessário que se faça outro procedimento, chamado de enxerto ósseo.
A cirurgia de implante é feita no consultório sob anestesia local e o tempo de duração do procedimento depende da habilidade do cirurgião e da complexidade do caso. Quando o paciente precisa de enxerto ósseo, esse tempo será maior, pois serão realizados dois procedimentos.
Após a cirurgia, é preciso aguardar um período entre 6 e 8 meses para que o implante se integre ao osso para somente depois, o tratamento ser finalizado com a implantação do dente artificial (prótese sobre implante).
O implante dentário dói?
Como todas as outras áreas odontológicas, a implantodontia evoluiu muito e os tratamentos estão cada vez menos invasivos. E, apesar de ser um procedimento cirúrgico, colocar um implante dentário não causa tantos transtornos como as pessoas pensam.
Claro que pode haver inflamações e edemas, principalmente em cirurgias mais complexas, mas esses contratempos são facilmente controlados com o uso de medicamentos específicos.
O pós-operatório geralmente é tranquilo e desde que o paciente siga as recomendações do dentista em relação à alimentação e repouso, ele não terá problemas e a recuperação será rápida.
Vale lembrar que o implante é indicado para pessoas com perda dentária somente. Quem quer apenas mudar a aparência dos dentes, pode recorrer a tratamentos com facetas de porcelana e lentes de contato, por exemplo.
Gostou do conteúdo? Então fique atento às nossas mídias sociais e fique por dentro de outros assuntos interessantes como este .