Odontologia materno infantil
O Hospital Odontológico IMPLAR® é referência em tratamento Odontológico Materno Infantil, possui infra-estrutura e profissionais diferenciados nessa especialidade odontológica. O Implar desenvolve seus trabalhos focados na promoção de saúde, que deve acontecer de maneira especial no começo de tudo: a gestação.
A variedade de manifestações orais associadas à gestação requer cuidados odontológicos, tanto clínicos quanto educacionais. A gestante deve ser preparada para ser uma mãe em bom estado de saúde bucal e educada para cuidar da saúde bucal do seu filho. Neste sentido, ações educativas e preventivas no período gestacional são de grande valia para que a genitora estabeleça cuidados para sua saúde bucal, bem como para o seu filho.
Assim, o cirurgião dentista deve fazer parte da equipe de saúde do Pré-Natal, promovendo atenção à saúde das gestantes, orientando sobre nutrição, hábitos de higiene e cuidados com a saúde bucal do seu bebê; quanto da proteção específica, através de aplicações tópicas, dentifrícios fluorados e controle do açúcar, entre outras ações.
Durante a gravidez diversas alterações hormonais estão ocorrendo no organismo feminino. Há um aumento tanto de níveis de progesterona quanto de estrógeno, atingindo valores 10 a 30 vezes maiores que os do ciclo menstrual. Estes hormônios em níveis mais elevados induzem mudanças na permeabilidade vascular, promovendo extravasamento de plasma com conseqüente formação de edema gengival e uma resposta inflamatória aumentada frente à placa bacteriana.
Em decorrência dessas alterações, a chamada gengivite gravídica pode apresentar características inflamatórias marcantes, com acentuado edema, maior tendência a sangramento, eritema intenso e tendência a hiperplasia, ocasionando o Granuloma Piogênico, antigamente denominado o “Tumor da Gestação”. Doença identificada, prevenida e tratada pelo Odonto Pediatra especializado em Odontologia Materno Infantil.
“Estudos recentes mostram a associação entre doenças gengivais em gestantes, nascimentos prematuros e baixo peso do recém nascido”