Entenda o que é visagismo e como ele é aplicado na odontologia
O visagismo é uma arte que visa aperfeiçoar a beleza natural das pessoas. Na odontologia, ele busca alinhar um sorriso bonito aos traços faciais dos pacientes.
As pessoas têm se preocupado cada vez mais com sua aparência e por isso, tratamentos estéticos são cada vez mais procurados, principalmente na área odontológica. Se antes, as pessoas se preocupavam somente em ter todos os dentes na boca, hoje, elas buscam um sorriso bonito e harmônico.
Nesse contexto, o visagismo odontológico vem ganhando cada vez mais espaço, pois ele visa ajudar aos pacientes a conquistarem um sorriso bonito, e de forma mais natural possível. No post de hoje, vamos falar sobre o visagismo na odontologia, mas primeiro, vamos entender seu conceito.
O que é visagismo?
O visagismo é baseado na premissa de que pessoa é única e tem sua própria beleza por isso, deve ressaltá-la. É uma arte que busca criar uma imagem pessoal baseada na personalidade de cada indivíduo, seja com um corte de cabelo, maquiagem e tudo que envolve a estética.
Este conceito foi criado pelo cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry e já existe há mais de 60 anos, apesar de ter chegado no Brasil apenas em 2002.
Mas, como o visagismo é aplicado na odontologia? É exatamente sobre isso que falaremos agora.
O que é o visagismo odontológico?
A odontologia mudou muito seu conceito nos últimos anos. Se, antes ela era vista apenas como uma ciência da saúde, hoje é considerada uma arte, pois os profissionais modernos conseguem transformar sorrisos em verdadeiras obras de arte.
E com uso do conceito de visagismo, os tratamentos odontológicos estéticos estão cada vez mais precisos.
O conceito de visagismo é bastante novo no Brasil e vem sendo aplicado especialmente na odontologia estética. Ele possibilita que o dentista realize tratamentos com harmonia entre os traços faciais e o sorriso, levando em conta ainda, a personalidade do paciente.
Para chegar a estes resultados, o profissional vai primeiro conversar com o paciente para discutir os objetivos do tratamento que ele deseja fazer. Logo após, é feito todo um planejamento digital, no qual são simuladas todas as etapas do tratamento e as decisões são tomadas em conjunto com o paciente.
Quais os benefícios do visagismo odontológico?
Um tratamento odontológico estético que não leva em conta os traços faciais do paciente, pode proporcionar resultados artificiais. Vamos ao exemplo de um tratamento com facetas de porcelana: imagine que você procure o dentista para colocar as facetas em todos os dentes.
Então, você imagina que vai ficar com o sorriso igual ao de artistas famosas. Mas não é assim, pois seus traços são diferentes dos dela, portanto o dentista deve redesenhar seu sorriso de forma personalizada, para que fique perfeitamente harmonizado com seu rosto.
Assim, os resultados são muito melhores, pois você vai ficar com um sorriso bonito e natural. Além disso, o visagismo procura corrigir as imperfeições do paciente e ainda, ressaltar seus pontos fortes.
Quem foi o pioneiro do visagismo aplicado à odontologia?
O responsável por implantar a filosofia do visagismo odontológico no Brasil, foi o Dr. Bráulio Paolucci, que estudou os conceitos da técnica e a adaptou para ser aplicada na odontologia.
De maneira brilhante, Dr. Bráulio Paolucci inter-relaciona conceitos clássicos e modernos da Psicologia, Antropologia e Artes Visuais, integrando-os ao design do sorriso do paciente. Ele trabalhou de forma que conseguisse envolver o paciente no processo por meio de uma conversa aberta sobre os significados dos traços que compõem seu sorriso.
O visagismo permite que o profissional tenha uma previsibilidade maior sobre o resultado final do tratamento, pois possibilita que o paciente participe do planejamento de seu sorriso.
Dr. Bráulio é um parceiro do Hospital IMPLAR® e implantou pessoalmente esse conceito nos tratamentos bucais e faciais oferecidos pelo hospital.
Gostou de saber mais sobre visagismo odontológico? Compartilhe com outras pessoas este conteúdo!